Um dos ensinamentos mais valiosos e poderosos que já vi até hoje, deriva de um grande filósofo: Kant.
Este grande mestre, ensina que toda observação é contaminada pelo observador. Desta forma, o que se espera de alguém que dê um relato ou produza algum tipo de conhecimento, será a contaminação por suas intenções e crenças.
Outro ensinamento é que: nenhuma verdade é absoluta. Tudo aquilo que hoje é verdade, amanhã poderá não ser. Novas descobertas e fatos podem alterar toda a percepção humana sobre a realidade e aquilo que se acreditava. Em contrapartida, aponta-se um erro na visão de Kant, que é quanto a verdade absoluta. Sim, a verdade absoluta existem, mesmo que ainda não possamos vê-la ou entendê-la, mas isso não modifica o fato de que há uma verdade absoluta por trás de tudo. Dessa forma, podemos analisar essa visão que Kant no traz sob o seguinte prisma: há uma verdade absoluta, mas não temos certeza de tê-la encontrado, portanto, uma investigação mais profunda acerca daquilo que se pretende entender é sempre pertinente e bem-vinda.
Estes preceitos não são positivos ou negativos em suas bases. O que se extrai, pura e simplesmente, é que as pessoas não são neutras e que suas visões de mundo podem ser alteradas conjuntamente com aquilo que um dia foi realidade.
A derivação possível de extrair é que é impossível um único ser humano, ou até mesmo um grupo, possuir todo o conhecimento presente no mundo.
Porém, a título de argumentação, suponhamos que possa existir um grupo que detenha todo o conhecimento humano até o momento.
As questões levantadas são:
1 Poderá este grupo agir instantaneamente para corrigir falhas ou problemas que irão surgir a todo momento?
2 Terá a capacidade de acumular conhecimentos posteriores?
3 Soluções antigas terão eficácia para novos problemas?
4 Poderá a nova geração absorver este conhecimento para continuar a gerir toda a sociedade?
5 As pessoas aceitarão serem controladas por um grupo?
6 É possível garantir que este grupo não irá agir em interesse próprio?
Se qualquer uma destas questões não possuir uma resposta positiva, não haverá qualquer possibilidade de um grupo gerenciar toda a sociedade.
Ademais, para a existência destas questões é necessário pressupor que é humanamente possível a existência de um grupo de pessoas que acumulou todo o conhecimento presente até hoje.
É mais do que cristalino o fato da impossibilidade de um conhecimento superior, que não pertença a Deus.
- Um fato muito interessante e que vale a pena ser trazido à tona é que aqueles que possuam/compactuam com ideologias totalitárias, acreditam ser possível a existência de alguém, ou um grupo, que tenha a capacidade de controlar a todos, agindo de forma complacente e benevolente.
O conhecimento é mutável, está em constante aprimoramento e evolução.
Vejo como um dos maiores entraves, a um órgão central, a mutabilidade, aprimoramento e evolução do conhecimento.
A história é o melhor ponto de partida para este argumento:
1 A terra já foi considerada plana e o centro do universo;
2 Vários animais já tiveram suas classificações alteradas;
3 O átomo não é indivisível;
4 A luz é tanto partícula quanto onda;
5 A água do planeta não vai acabar;
6 Foi encontrado água na lua e até em mercúrio;
Todos estes fatos são verídicos, e um dia, no passado, cada um deles já foi considerado inverdade.
Com tantas mudanças importantes que podem alterar o rumo de um campo do conhecimento, ou até mesmo o rumo da história da humanidade, não é possível conceber a ideia de um órgão central controlador.
Reis caíram por não acompanhar o movimento de seu povo. Voltar a um momento desses na história e aplicá-lo agora é uma sentença de morte.
Quase todas as grandes previsões históricas falharam. Não é difícil encontrar filmes que tentaram encenar os anos 2000 e falharam miseravelmente. Da mesma forma como várias ONGs inventaram fatos sobre o fim do mundo. O último mais relevante, foi sobre o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O que se falava era que por causa dele haveria início de guerras e até uma possível terceira guerra mundial.
Contudo, o que aconteceu na realidade, foi totalmente o oposto. Inclusive, houve boas relações com a Rússia e Coreia do Norte, as quais estão seriamente ameaçadas sob a presidência de Joe Biden.
A imperfeição do ser humano acarreta imperfeição do conhecimento
O fato de o ser humano ser imperfeito, acarreta imperfeição em suas criações. Caso assim não fosse, estaríamos falando de deuses e não de humanos.
Tão logo essa premissa é verdadeira, que o melhor caminho a ser tomado é um autogerenciamento. Baseado em um sistema livre, no qual as pessoas tenham a capacidade de decidir aquilo que lhes for mais conveniente. Cada indivíduo sabe o que é melhor para si, estando errado ou não, é uma decisão pessoal a qual terá consequências, seja para o bem ou para o mal.
O conhecimento acumulado de cada ser e a forma de utilizá-lo, é única. A possibilidade de aplicar o conhecimento das mais variadas formas é o que torna impossível a tomada de decisões pessoais por outras pessoas. A pessoa que aceita ser controlada por outra, a priori, teve a decisão de aceitar ser controlada. Caso não seja uma vontade pessoal permitindo tal controle, haverá coerção, não liberdade.
- Um órgão central que defina os aspectos e decisões da vida de uma pessoa inibe qualquer liberdade individual. Além do mais, seria impossível que este órgão central fosse capaz de acompanhar todas as mudanças no conhecimento e aplicá-las em tempo real na vida de cada indivíduo.
Todos os países que adotaram alguma forma de controle central sucumbiram, ou vivem em extrema pobreza, ou escraviza seu povo.
A ineficácia de órgãos centrais para o controle e direcionamento do povo é comprovado empiricamente.
Portanto, aqueles que defendem este tipo de controle o fazem por soberba, acreditando que são superiores. Por sua vez, ignoram toda uma gama de fatos e conhecimentos que provam o contrário. Tudo por uma mera sede de poder.
Notícias relacionadas:
https://www.megacurioso.com.br/mercurio/33421-nasa-encontra-agua-em-mercurio.html
https://www.businessinsider.com/trump-offers-lead-group-to-mediate-peace-russia-2022-9?op=1
Se o seu copo d’água falasse – Ciência – Estadão (estadao.com.br)