As polarizações esquerda e direita, socialistas e capitalistas, progressistas e conservadores possuem um espaço para o meio termo? Para chegar a uma conclusão, é necessário seja realizada a definição dos termos que se pretende verificar.
O termo terceira via é tido por muitos como um âmbito de convergência por excluir os extremismos ideológicos. “Não caminhando nem para a esquerda nem para a direita, mas para frente.”
No que tange as ideologias, como qualquer área relativa a conceitos puramente humanos, haverá zonas cinzentas que podem, ou não, servir de intercessão entre os polos.
Estas zonas cinzentas realmente existem, tem-se como exemplo os termos Patriotismo e Nacionalismo, ambas podem servir para atingir um mesmo fim, porém por meios diferentes.
Direita e Esquerda
Direita: baseia-se na liberdade individual, com responsabilidade pelos atos praticados. Aqui a liberdade não possui direcionamento estatal, possui balizas com base na moral e nos costumes que há muito se consolidaram, a lei serve de “limite”. Sua utilização pode ser racional e intencional ou irracional e não intencional.
Esquerda: baseia-se em uma racionalização mantida pelo Estado. A liberdade deriva daquilo que o Estado considera que não é nocivo para a sociedade. A moral e os costumes podem, inclusive, ser taxados com ilegalidade. Há um planejamento social, a lei cria a liberdade dizendo o que se pode fazer.
Progressistas e Conservadores
Progressismo: é pautado na mudança pela mudança, considera o estático como algo ruim.
Conservadorismo: é pautado na prudência sempre evitando mudanças que possam ser prejudiciais, o estático é algo que já foi testado e aceito pela sociedade e só será aceita uma mudança que seja vista como benéfica.
Socialistas e Capitalistas
Socialismo: não é apenas um sistema de mercado. Trata-se de um sistema de controle social, o qual é dirigido pelo Estado. As diretrizes econômicas e sociais serão feitas de acordo com aquilo que o governante considerar ser o melhor caminho para o país.
Capitalismo: não é apenas um sistema de mercado. Trata-se de um sistema sem controle governamental direto sobre os indivíduos. A liberdade é o pilar deste sistema, sendo o Estado apenas uma forma de garantir a liberdade.
Zonas Cinzentas
Quais seriam então os possíveis pontos de convergência?
Entre progressistas e conservadores pode-se dizer que estaria fundada na necessidade de realizar mudanças, pois que estas existem e estão presentes na vida do ser humano e são inevitáveis. O ponto de discórdia aqui fica entre (a) uma mudança é livre e espontânea permeada de moral e costumes ou (b) uma mudança feita apenas pela vontade de mudar?
Entre socialistas e capitalistas é muito mais estranha essa esperada convergência, sendo muito mais um falso entendimento da realidade do que uma real convergência. A terceira via levanta a bandeira de um capitalismo sustentável, humano, sem exploração, com oportunidades iguais a todos. Contudo para isso é necessário uma forte atuação estatal o que vai contra o capitalismo e a favor do socialismo, sendo impossível uma convergência.
Entre direita e esquerda, seria o centro, porém deram uma nomenclatura com roupagem nova. O centro é um ponto onde existe essa zona cinzenta de conceitos onde aqueles que não tem uma ideia bem definida decidem por ficar. A diferença entre centro e terceira via esta apenas no nome, todo o restante é igual.
Após todas essas definições e esclarecimentos chega-se ao ponto crucial: é possível a existência de uma terceira via?
A resposta é: não.
A possibilidade de existência de uma terceira via depende de puro sofisma. Tenta-se travestir o centro com uma outra roupagem alterando alguns termos, mas ao final se não estiver relacionado ao centro estará relacionado a esquerda.
Para que seja possível a defesa desta ideologia é necessário fazer um ataque direto a direita, ao capitalismo e aos conservadores. Nota-se que pouco se ataca a esquerda e que quase todos os integrantes políticos deste âmbito são de esquerda.
Vejamos:
Os conservadores tem de abrir mão da prudência para que as mudanças levantadas pela terceira via sejam possíveis.
A direita entrega a liberdade para que o Estado possa controlar os cidadãos afim de evitar qualquer dissabor causado pela vida em sociedade.
O capitalismo será tolhido, ficando o mercado nas mãos do Estado.
Logo é cristalina a correlação direta entre terceira via, progressistas, socialistas e esquerdistas.
Portanto jamais poderá a terceira via ser considerada um ponto de convergência, quando que tudo que nela se apresenta é a velha ladainha esquerdista.