Adam Smith é um grande mestre, seu legado é incrível, a ponto de podemos falar sobre a universalidade de seus dois livros:
A Riqueza das nações;
A mão invisível.
Este grande mestre nasceu em 1723, nas Escócia, falecendo em 1790.
Deu início a sua vida acadêmica com apenas 14 anos de idade, quando se matriculou na University of Glasgow. Após, foi para a Univeristy of Oxford, contudo, a qualidade do ensino por lá não o impressionou. No ano de 1746 deixou Oxford e voltou para Kirkcaldy, sua cidade natal.
Em 1748, começou a dar palestras, tendo como tema principal crítica literária e nas artes de falar e escrever.
Durante este período de palestras, conheceu outro grande mestre, David Hume, o qual se tornou a maior influência filosófica de Adam Smith.
Em 1751 tornou-se professor de lógica na University of Glasgow e no ano seguinte professor de filosofia moral. As aulas que deu em Glasgow acabaram por se tornar seu primeiro livro “A teoria dos sentimentos morais” (em tradução literal), aos 36 anos de idade.
Em 1763, Adam Smith, deixou seu posto de professor em Glasgow para ser tutor pessoal de Henry Scott, terceiro Duque de Buuccleuch. Durante este período, Adam Smith, chegou a conhecer outro grande mestre, Voltaire.
No ano de 1767, voltou para sua cidade natal para cuidar de sua mãe e continuar trabalhando em seu livro que ficaria conhecido como “A Riqueza das Nações”.
Permaneceu em Kirkclady até 1778, quando se tornou Comissário da Alfândega de Edinburgo, chegando a conhecer Edmund Burk, outro grande mestre.
O grande mestre, Adam Smith, é um dos maiores idealizadores liberalismo clássico, seus ensinamentos são eternos.
Fontes:
A Brief Biography of Adam Smith | Adam Smith Works
Biography – Adam Smith (thegreatthinkers.org)
Adam Smith – Wealth of Nations, Invisible Hand & Book – Biography