Os termos PPI e PPE estão ganhando terreno e ultimamente têm aparecido em alguns noticiários, com uma conotação extremamente negativa.
PPI
PPI significa “Preço de Paridade de Importação”.
Trata-se de uma ferramenta de precificação. Uma empresa faz uso do PPI para balizar os custos e preços que podem ser obtidos fora do país pelos consumidores locais.
Esta ferramenta de precificação é muito utilizada no agronegócio. Servindo de teto de preço do que poderá ser cobrado sobre a sua produção. Não sendo assim, poderá ser mais barato importar o produto. O consumidor fará isso sem hesitar.
- Exemplo: uma indústria alcooleira em SINOP/MT encontrou milho mais barato nos EUA. Esse milho chega na indústria com um custo total de 60 reais por saca. Para que essa indústria de álcool possa comprar o milho do produtor local é necessário que este preço seja inferior ao obtido internacionalmente.
Por isso o termo é definido como Preço de Paridade de Importação. Este termo serve de baliza para a precificação dos preços nacionais com os preços internacionais, para que a indústria nacional seja forçada a não ultrapassar os preços internacionalmente praticados.
PPE
PPE significa “Preço de Paridade de Exportação”.
Trata-se de uma ferramenta de precificação. Uma empresa faz uso do PPE para balizar os custos e preços que podem ser obtidos e ofertados fora do país, buscando uma maior competitividade no mercado externo.
Esta ferramenta de precificação é, também, muito utilizada no agronegócio. Servindo de teto ou base de preços para haver competitividade externa.
- Exemplo: um produtor de soja que está procurando obter o melhor preço de venda, encontra no mercado internacional um concorrente com o preço de 150 reais por saca, já com todas as taxas e logística inclusa. Se o seu produto estiver sendo cotado a 170 a saca com todas as taxas e logística inclusa, perderá competitividade, perdendo espaço no mercado externo.
Por isso o termo é definido como Preço de Paridade de Exportação. Este serve para balizar a precificação dos preços internacionais, para que assim a indústria que possui atuação internacional seja forçada a não ultrapassar os preços internacionalmente praticados.
Nota do autor: um ponto interessante a ser notado é que tanto a PPI quanto a PPE possuem força de modificar o preço interno em relação ao preço externo. As duas ferramentas não são excludentes, pelo contrário, são utilizadas para melhorar a interação dos preços. Levando a uma concorrência benéfica, pois que toda concorrência é benéfica, trazendo uma atualização de preços evitando prejuízos e ao mesmo tempo fornecendo competitividade no mercado.
Como se dá o cálculo do PPI e PPE
É veiculado pela grande mídia que PPI e PPE são formas de precificação prejudiciais ao consumidor. Isso está longe de ser verdade. O PPI e o PPE não levam em consideração apenas o preço do produto em si.
Para chegar ao preço final será necessário a análise dos seguintes fatores:
- Custo de oportunidade;
- Custo de logística;
- Custo de tempo;
- Taxas envolvidas;
- Custo do produto.
A conta que se faz para balizar o preço é a seguinte:
Para o PPI
Se uma empresa brasileira quiser comprar um barril de petróleo, e que o preço do produto vindo dos EUA chega a um custo final de R$ 100,00, sendo R$ 80,00 do preço do produto e R$ 20,00 das outras variáveis. Esse mesmo barril custa R$ 98,00 vindo da Rússia. Sendo R$ 60,00 de custo do produto e R$ 38,00 das outras variáveis. E por fim, o preço do barril de petróleo vindo da Petrobrás possui um custo final de R$ 101,00, sendo R$ 90,00 do custo do produto e R$ 11,00 das outras variáveis.
A empresa no Brasil ao comprar, tem 3 opções:
EUA R$ 100,00
BRA R$ 101,00
RSS R$ 98,00
Caso a Petrobrás queira vender para a empresa brasileira terá que fazer uma redução no custo do seu produto, pois que os outros custos dificilmente serão controlados pela empresa e são eles que afetam o mercado internacional. Já que o custo de produção, do produto em si, pode ser diferente nas mais variadas regiões do planeta, mas o que terá o peso final será o custo total que um produto possui quando chegar ao destino do comprador. Ou seja, não adianta um país ter a produção mais barata de um produto, se para vender o produto existe uma burocracia imensa, altos impostos e uma logística horrível, tornando o custo final elevado demais para possuir competitividade internacional.
Para o PPE
Digamos que a Petrobrás queira vender um barril de petróleo, e que o preço do produto dos EUA chega ao consumidor com um custo final de R$ 100,00, sendo R$ 80,00 do preço do produto e R$ 20,00 das outras variáveis. Esse mesmo barril chega ao consumidor por R$ 98,00 saindo da Rússia. Sendo R$ 60,00 de custo do produto e R$ 38,00 das outras variáveis. E por fim, o preço do barril de petróleo saindo da Petrobrás possui um custo final de R$ 101,00, sendo R$ 90,00 do custo do produto e R$ 11,00 das outras variáveis.
A empresa estrangeira tem 3 opções:
EUA R$ 100,00
BRA R$ 101,00
RSS R$ 98,00
Qual seria a decisão final deste consumidor?
Provavelmente a mais barata. Logo a empresa que mantem preços fora dos padrões internacionais ficará fora do mercado internacional.
Essa precificação é feita pela indústria a todo momento. É um trabalho incessante e que requer um alto nível de informações em âmbito nacional ou internacional.
- Sem adentrar em grandes argumentações é neste ponto que se fazem importantes as bolsas de valores pelo mundo. São elas que balizam e servem de termômetro dos preços.
Conclusão:
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