Em um artigo/post anterior apresentamos o que é o IPC. Esse índice tem a algumas variáveis económicas como referência, afim de manter a economia estável, e uma dessas variáveis é a tão discutida taxa Selic. Mas, afinal, o que é essa taxa?
A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa utilizada como referência para as demais taxas de juros do país. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que é um órgão do Banco Central do Brasil, formado pelo seu Presidente e diretores. É feita uma reunião a cada 45 dias, com o intuito de definir a taxa básica de juros que irá reger a economia até a próxima reunião. Essas reuniões costumam ocorrer durante dois dias seguidos e o calendário anual é determinado e divulgado até o mês de junho do ano anterior. A taxa Selic é definida com o objetivo de que a política monetária alcance suas metas de forma mais transparente possível, por isso o Banco Central precisa se comunicar de forma clara e constante com a grande massa.
Referências:
Banco Central do Brasil. Comitê de Política Monetária. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/copom. Acesso em: 21 jan. 2023.
Tesouro Direto. Precificação dos Títulos Públicos. Disponível em: https://www.tesourodireto.com.br/documentos/precificacao-dos-titulos-publicos.htm. Acesso em: 21 jan. 2023.