A utilização do dólar como moeda de troca internacional teve início na segunda guerra mundial, quando os países pagavam em ouro a ajuda fornecida pelos Estados Unidos.
O ouro é utilizado como forma de lastro de moeda, ou seja, “um meio de garantir que a dívida será paga, caso não exista mais o dinheiro”.
Ao lastrear uma moeda em ouro cria-se uma estabilização da moeda, vez que não poderá haver mais dinheiro em papel do que o valor do ouro, tendo em vista que o ouro será o garantidor do valor da moeda.
Como os EUA se tornaram o maior possuidor de ouro, vários países, ao todo 44, creditaram confiança no dólar, criando o acordo de Bretton Woods, fixando definitivamente o dólar como moeda mundial.
Atualmente vários países não compram o ouro, compram títulos do Tesouro Americano, por considerarem tão seguro quanto o ouro, fortalecendo ainda mais o poder do dólar. Somado a isso, também, utilizam o dólar como lastro, dando suporte para a internacionalização desta moeda.
Muito esclarecedor e curioso.
Muito bom
👏👏👏👏👏
Até quando será que o dolar terá toda esta força? Ja parou pra pensar que este ouro comercializado na bolsa de valores é apenas uma promessa ?
Seus textos são muito bons. Parabens