Algo que é de todos, não é de ninguém. E se é estatal, não é do povo.
Não é incomum a depredação de patrimônio público e isso ocorre pelo sentimento de que ninguém fará nada, pois que a coisa não tem dono. Por isso se faz necessário privatizar.
O que significa privatizar?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer o termo para que não haja espaço para afirmações dúbias.
Privatização vem do termo privado. Algo privado diz respeito a algo que pertence a alguém.
Privatizar quer dizer que algo que não era de ninguém, ou era de todos, passará a ser de uma pessoa ou empresa. Quem adquirir terá de arcar com as responsabilidades sobre todos os encargos e cuidados para a manutenção da coisa.
A fim de exemplificar:
Tudo aquilo que é seu, é privado.
A pessoa que possui algo, possui plenos poderes sobre a coisa e o que será feito. Podendo destruir, vender, cuidar, aprimorar, fazer aquilo que considerar melhor para si.
Por que privatizar é algo bom?
O motivo aqui é mais simples do que parece. Quando uma empresa é privatizada quem a comprar irá querer o melhor possível da empresa, pois que ela será sua fonte de lucro. Quando o Estado estiver no controle o que se busca é o interesse do Estado, e não necessariamente o do povo.
Ao realizar a privatização de uma empresa haverá uma melhora na alocação de recursos, maximizando a produção. O que, em regra, gera melhores preços.
Deixar empresas na mão do Estado é algo prejudicial, pois que o melhor para o Estado não é, essencialmente, o melhor para o povo. O Estado pode se desvirtuar de sua função e começar a fazer utilização política das empresas públicas. Criando cabide de empregos, controle de preços, má gestão, entre outros.
Se é estatal (empresa pública) não é do povo?
Não! Neste caso a propriedade é da entidade Estado. Servirá a vontade dele e todos os seus comandos.
Para dirimir qualquer dúvida que ainda possa restar passa-se a seguinte analogia:
Imagine um governo que utilize a empresa estatal como forma de manutenção de poder. O presidente loteou a estatal e começou a roubar em favor do partido e aliados, para aumentar a base de apoio e assim manter-se no poder, gerando um prejuízo trilionário ao país.
Passado os anos, entra outro governo no poder e coloca as empresas no eixo e a faz dar lucro.
Será que o próximo governo atuará como o primeiro ou como o segundo?
A privatização evita que o governo/estado causem dano ao povo por decisões pessoais e ganância pelo poder. Além de ser uma ótima forma de melhorar a geração de emprego e criação de recursos.
Notícias relativas:
https://www.investopedia.com/terms/p/privatization.asp
👏👏👏