“O meu tema não é uma crença nem uma doutrina, mas uma forma de ser e estar. Ser conservador significa uma inclinação a pensar e a comportar-se de determinada forma; é preferir certas formas de conduta e certas condições das circunstâncias humanas a outras.” – Michael Oakeshott
Desde o advento do que Eduardo Cunha chamou em livro de “o fenômeno Bolsonaro“, um termo político-filosófico até então ignorado no Brasil pela grande maioria da população reemergiu ao debate público com intrínseca notoriedade: “Conservadorismo.”
Mas, o que significa “ser um Conservador” – título da Magnum Opus de Roger Scruton – no sentindo mais exato do termo?
Significa apenas engraxar os sapatos todos os dias, usar paletós, gravatas e boinas até para ir à padaria, enquanto fuma um cachimbo? Ou ir a barbearias estilo Peaky Blinders, cortar o cabelo estilo anos 1930 ou 1940, ter uma coleção de coletes de alfaiataria, tomar whisky e postar fotos de mulheres provocantes com frases motivacionais para homens divorciados de meia idade em redes sociais?
Também. Elegância e think tanks não fazem mal a ninguém. Mas, “Ser um Conservador” vai muito além de todos os estereótipos e arquétipos visuais e comportamentais muitas vezes extrínsecos ao real estilo de vida de quem os preconiza.
Ser Conservador é um estado de espírito. É uma convicção intelectual e espiritual.
Como disse Edmund Burke sobre “A Imaginação Moral“, “trata-se de um poder de percepção ética que ultrapassa as barreiras da experiência privada e dos eventos momentâneos, que aspira a apreender a ordem correta na alma e a ordem correta na comunidade.” Essa imaginação moral foi o dom e a obsessão de Platão, Virgílio e Dante.
De acordo com Russell Kirk, o Conservadorismo não oferece um “padrão “político” para adoção em todos os lugares. Não é “um sistema político e certamente também não é uma ideologia”. Pelo contrário, é “uma forma de olhar para a ordem social” enquanto aplica princípios gerais em uma variedade de maneiras dependendo do país e período histórico. Esses princípios são
(1) Uma ordem moral transcendente/ duradoura
(2) Continuidade social.
(3) Sabedoria dos ancestrais
(4) Prudência
(5) Variedade
(6) Imperfectibilidade
(7) Liberdade e propriedade privada intimamente ligadas
(8) Comunidade voluntária
(9) Restrições prudentes ao poder e à paixão
(10) Reconhecimento de que a permanência e a mudança devem ser reconciliadas na sociedade.
A “imaginação moral”, consequentemente, oferece uma explicação integral sobre formação do conhecimento social, político e moral baseado na humanização cristã. Buscar continuidade, estabilidade e reforma gradual na sociedade. Em contraste, a ideologia, que Russell Kirk definiu como “fanatismo político”, visa transformar a sociedade e a natureza humana, como percebemos na bestialidade da obra de ateus como Karl Marx ou Marquês de Sade, além da intelligentsia da Escola de Frankfurt.
No Brasil contemporâneo, o Conservadorismo ganhou forma pelo pensamento de diversos autores. O mais exponencial pode ser considerado o autor e filósofo Olavo de Carvalho, cuja contribuição intelectual expôs a inépcia e a interpelação socialista na sociedade Brasileira, despertando o povo para os perigos do avanço do totalitarismo e de uma ditadura do proletariado em nosso país. Sua célebre frase “Conservadorismo significa fidelidade, constância, firmeza. Não é coisa para homens de geleia.” Homens de geleia são aversos à meritocracia, à vida intelectual e ao trabalho. Aversos à responsabilidade e ao comprometimento. Não aceitam os padrões saudáveis e milenares da sociedade Conservadora, e querem impor a loucura como norma, e o caos como modus vivendi. Revoltam-se contra Deus, contra os homens e contra a normalidade, pois são antes revoltados consigo mesmos.
Como disse Roger Scruton no supracitado clássico da Filosofia contemporânea: “Os valores vêm à tona porque nós, humanos, os criamos e o fazemos por meio das tradições, dos costumes e das instituições que consagram e promovem a responsabilidade mútua. A primeira dentre essas tradições e instituições é a religião, que faz brilhar a luz de nossos sentimentos sociais na distância do cosmos incognoscível.”
“Não parecemos Conservadores. Somos Conservadores.” E seremos ad aeternum.