Este grande mestre, Aristóteles, pode ser considerado como um dos primeiros conservadores. Durante sua vida, foi considerado um dos homens mais inteligentes que existiu e uma das maiores figuras intelectuais do ocidente. Nasceu em 384 a.c., morreu em 322 a.c.
Além de filósofo, este grande mestre, também possuía conhecimento em várias outras áreas: biologia; botânica; química, ética, história, lógica, metafísica, física, poesia, política, psicologia e zoologia.
Foi aluno de Platão, motivo pelo qual seus primeiros escritos, que eram em forma de diálogos, possuíam tanta influência platônica.
Após a morte de Platão, Aristóteles deixou Atenas e logo foi chamado para ser professor de Alexandre o Grande, em 343 a.c.
Aristóteles possui grandes ensinamentos, contudo elenco apenas dois a título de exemplo:
1 – Política (livro): basicamente o livro mais importante na área de ciência política, superando até o livro de seu mestre, Platão, República.
2 – Média Aristotélica: é a forma que este grande mestre utiliza para demonstrar que a virtude não está na proporção média de todas as coisas, mas do lado menos ruim.
O estudo da filosofia e da política necessariamente tem de passar por este grande mestre.
Aristóteles, a meu ver, é o grande mestre dos grandes mestres.