Após a segunda guerra mundial, a Europa encontrava-se devastada, neste cenário existia uma ameaça comunista fortalecida. Os países europeus sofriam para se reerguerem e assegurar suas defesas.
Aproveitando-se da situação de caos no continente, a URSS – União Russa Socialista Soviética – iniciou um plano de ação o qual era expandir o comunismo, por meio de financiamento dos comunistas europeus, para que, assim, pudessem ganhar as eleições em seus respectivos países.
Os Estados Unidos viram que a única forma de impedir o avanço comunista dava-se por meio da reestruturação do continente europeu, integrando todos aqueles países na luta contra o comunismo.
Portanto, a ajuda fornecida pelos Estados Unidos não foi apenas uma liberalidade, foi uma forma de autodefesa.
Assim, com a finalidade de proteção, em 1949, criou-se a OTAN, possuindo três objetivos explícitos:
- Deter a expansão soviética;
- Proibir o renascimento do nacionalismo militar na Europa;
- Encorajar a integração política europeia.
Com isso mostrou-se evidente que a segurança dos países membros, sejam europeus ou norte-americanos passava a ter caráter de indissociabilidade. Significando que um ataque a qualquer um dos países integrantes do acordo seria um ataque a todos os outros.
Portanto, tem-se que a criação da OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, mostra-se, muito clara, hoje, como uma forma de defesa diante de qualquer movimento que se mostre ofensivo.
Fonte:
https://history.state.gov/milestones/1945-1952/nato
https://www.nato.int/wearenato/why-was-nato-founded.html
Um pouco de história para entender o agora.
Bem sucinto mas, esclarecedor.