Uma das maneiras de fazer a engenharia social (manipulação da sociedade) foi estudado nos anos 90, com Joseph Overton, um analista político americano, que desenvolveu um modelo que buscava explicar a relação entre a opinião pública e as políticas implementadas por legisladores e governantes. Overton morreu em um acidente de avião em 2003, mas um colega, Joseph Lehman, deu um passo adiante a apresentou o conceito de forma mais sistemática. Ele chamou-o de Janela de Overton ou Janela de Discurso.
Essa técnica já era usada desde a 2a guerra mundial.
A ideia é levar a janela desde o lado de algo ser considerado inaceitável ou tabu, proibido , para algo aceitável e popular, até ser totalmente permitido.
O tema tabu vai sendo introduzido de forma sútil, aos poucos, de forma que suavemente vai aparecendo mais e mais, na mídia, em novelas, filmes, jornais e programas, de modo que as pessoas vão se habituando e as gerações mais jovens assimilando. Com o tempo o tabu vai se tornando tolerável, depois aceitável e com o tempo torna-se popular, fazendo a cabeça das pessoas, principalmente os mais jovens. As novelas e series da TV brasileira e o cinema fizeram isso nos últimos 40 anos, em temas como divórcio, famílias mistas , homoafetivos, drogas, etecetera.
A esquerda fez isso com os temas de seus interesses nestas últimas décadas, inspirada pelas políticas da Escola de Frankfurt, infiltrando seus representantes nas escolas, mídias e universidades.
Os assuntos podem se deslocar entre um extremo, absolutamente contrário, para outro, absolutamente favorável. A janela é a faixa que concentra o que a maioria aceita.
Mesmo qualquer pensamento um pouquinho de centro ou mais conservador tem sido taxado e patrulhado de ser fascista, de modo a levar a opinião pública a acreditar nisso.
É o uso da janela de Overton de forma ostensiva.
Emitir opiniões fora da janela social considerada aceitável pode significar ser rejeitado, ou cancelado. Opinar sobre o que está além do pensamento da janela pode ser um desastre para a popularidade de um candidato político.
Cuidado, use seus valores e pensamento crítico. Você está sendo manipulado.