![Mapa mundial cheio de lanches](https://i0.wp.com/sabervirtuoso.com.br/wp-content/uploads/2024/02/53b252f0-2de4-4e5a-be30-ee623bde7192.webp?fit=1024%2C1024&ssl=1)
Recentemente foi postado aqui no Saber Virtuoso um artigo, diga-se de passagem, muito bem elaborado pelo nosso fundador, Filipe Moreli, um artigo com o título “Mais Dinheiro Ou Mais Poder de Compra?”, artigo esse que explica a diferença entre um maior valor monetário, com base na impressão de moeda, e de fato, o que esse montante pode comprar.
Isso é, obviamente, um tema fortemente abordado na macroeconomia, tanto que existe um índice próprio para se calcular o poder de compra ao redor do mundo, o chamado Índice Big Mac.
Num primeiro momento você pode se questionar: “nossa, eles usam uma franquia de lanches para ver o poder de compra?”, e sim, isso é utilizado.
Esse indicador econômico existe pelo seguinte motivo, a franquia trabalha de forma padronizada, de modo que o mesmo Big Mac consumido no Brasil será o mesmo em qualquer outro lugar do mundo. De posse disso, para avaliar a paridade do poder de compra, se utiliza o preço do produto em diversos lugares do mundo, com a finalidade de se avaliar o poder de compra em diferentes locais e em diferentes moedas.
De modo geral, este índice tem como base o dólar, mas, face as taxas de câmbio, é possível se avaliar o índice em sua própria moeda.
Vale ressaltar que tal medida é informal e não necessariamente precisa, apesar de ser bem próxima à realidade.