Um dos maiores economistas do mundo, um grande mestre, F. A. Hayek, escreveu um livro onde aponta as razões do porquê uma política monetária ruim gera desemprego.
O livro possui uma linguagem fácil e acessível, contando apenas com 67 páginas é incrível o poder argumentativo que Hayek demonstra em um espaço tão pequeno.
O argumento central do livro gira em torno dos problemas gerados pela inflação, os quais só aparecem por haver uma política monetária ruim que permite e até incentiva a inflação.
Desta forma, pode-se apontar os seguintes problemas além do desemprego: má alocação de recursos, desperdício de dinheiro público, aumento de impostos, controle de preços, diversas proibições de mercado.
Alguns problemas são as próprias medidas apontadas. Controle de preços não é uma consequência é uma medida do governo que gera um problema, mas que pode nascer da inflação.
Por fim, o grande mestre define a inflação da seguinte forma:
“Seu significado original e adequado é este: um aumento de dinheiro que, por sua vez, determina um aumento de preços. Um aumento geral de preços, porém causado, por exemplo, por uma escassez de alimentos decorrente de mais colheitas não é inflação. […]
A inflação tem, obviamente, muitos outros efeitos nocivos, muito mais graves e dolorosas, aliás, do que podem supor as pessoas que não vivenciaram um processo inflacionário severo. Mas o efeito, mais devastador, e ao mesmo tempo o menos compreendido, é que a inflação a longo prazo, inevitavelmente leva ao desemprego em grande escala.“