Empresas, principalmente de mídia, devem ser livres para seguir sua linha editorial, além disto o público é soberano e deve ser livre para consumir a mídia que mais lhe agradar. Se não gosta do canal simplesmente mude-o.
A justiça deve garantir a liberdade de expressão dos grupos de mídia e os eventuais ofendidos podem buscar seus direitos pelas vias legais. Calúnia, injúria e difamação são os crimes previstos. Fake News é mentira e mentira nunca foi e nunca será crime.
Elon Musk comprar a Globo seria atacar o efeito e apenas faria o governo atual deixar de dar dinheiro para ela e passar a dar dinheiro para outro grupo de mídia “amigo”, o correto é atacar a causa, ou o leitor acha que o Elon Musk deveria comprar também UOL, Folha , Band, SBT, Rede Vida, Veja, Carta Capital, Brasil 247 e etc.
Se existe público e espaço no Brasil para uma mídia de direita e contra o progressismo, Elon Musk, ou qualquer empresário do planeta, deveria ser livre para financiar ou comprar este grupo de mídia, mas atualmente ele não é, pois existe no Brasil uma lei idiota que proíbe grupos estrangeiros de terem mais de 49% de uma empresa de mídia no Brasil. Esta lei tem que deixar de existir.
Mas o real problema é outro, o centro da questão é a velha lei não escrita que diz que “quem paga manda”, e, portanto, governos que gastam bilhões em propaganda mandam nas linhas editoriais dos grupos de mídia.
O leitor acha que um grupo de mídia que recebe bilhões do governo terá isenção para falar do governo? Avalia que um governante pode ser tentado a obrigar que uma empresa de mídia fale bem dele e empregue apenas pessoas que falem bem dele em troca de verbas de publicidade? Imagina que uma pessoa pode falar bem do governo para conseguir um contrato com uma empresa do governo? Entende que quanto maior o Estado maiores as possibilidades de que o governante seja corrompido e corrompa a iniciativa privada?
A conclusão óbvia é que o correto seria atacar a causa, proibindo o governo de fazer propaganda paga e de repassar o dinheiro do pagador de impostos para grupos de mídia. Mas vejo pouca gente defendendo isto! O leitor poderia imaginar o motivo?