É notável a destruição física causada por uma guerra, como destruição de países inteiros e extermínio de populações, contudo os efeitos devastadores não se restringem a este plano, atingindo também o plano econômico ocasionando uma série de problemas a níveis mundiais. São eles:
- ALOCAÇÃO DE RECURSOS
A alocação de recursos é um fator crucial para o bom andamento da economia. Trata-se do gerenciamento dos recursos e da forma como estes são utilizados.
Com uma guerra em andamento a logística fica fortemente abalada, não sendo possível o transporte de mercadorias e insumos, acarretando problemas em cascata, baixa ou nenhuma produção, encarecimento de preços, falta de produtos etc.
- OFERTA E DEMANDA
A oferta e demanda, é uma regra econômica, que se refere à quantidade de procura de algo em relação à disponibilidade. Assim, quanto maior a demanda, maiores os preços ofertados, em contrapartida, quanto maior a oferta, menores os preços demandados.
Conforme já citado, a alocação de recursos será prejudicada pela guerra, gerando um sintoma negativo sobre a oferta e demanda. Muitos produtos continuarão a ter sua demanda em níveis normais, porém a produção ou disponibilidade será reduzida por diversos fatores, dentre eles, a falta de matéria prima.
- VALORIZAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA
Dentre os outros problemas já elencados, pode-se ainda destacar a flutuação dos valores das moedas. Isso decorre do seguinte fator: quase todos os países do planeta possuem alguma forma de comércio ou investimento internacional correlacionando o poder de sua moeda a outras.
A valorização ou desvalorização é ocasionada por alguns fatores como a inflação, deflação, quantidade disponível, estabilidade política e econômica, abertura comercial, capacidade de negociação, enfim, são muitas variáveis dentro desta equação, sendo possível destacar três situações cruciais:
- Inflação: A inflação decorre de um aumento de preços rápidos e fortes o que ocasiona perca do poder de compra;
- Quantidade disponível: quanto maior a quantidade disponível de uma moeda menor será o valor que esta terá, evidência aqui a regra da oferta e demanda. Essa quantidade está diretamente relacionada à capacidade de um país em atrair investimento estrangeiro e exportações, ou seja, tudo que esteja correlacionado à entrada de capital estrangeiro;
- Estabilidade política: um país politicamente estável é um atrativo para investimento e evita a saída de empresas que já estão no país. Isso ocorre pois, em um país politicamente instável há perigo de acontecer rupturas sociais e políticas que podem afetar a cadeia econômica interna e até externa. Quanto mais estável menor é o risco enfrentando por um investidor, já com instabilidade o risco é alto, o que afasta o investidor.
Todos estes fatores somados, ou mesmo individualmente, são capazes de ocasionar alteração global nos preços. Não há um país que seja produtor de tudo que seja necessário ou demandado pela população, o que o faz com que seja necessário algum tipo de abertura comercial externa. Tornando, assim, a economia de cada país suscetível a alterações mesmo que a guerra ocorra do outro lado do mundo.
Algumas notícias relacionadas:
https://www.washingtonpost.com/business/2022/03/19/farming-food-costs-ukraine/
Muito bem explicado. Goste simples e pratico.
Gostei! Para os leigos de fácil compreensão.
Show de matéria