Cada escolha econômica reflete na impossibilidade de poder realizar outra. Simplificando, quando uma indústria planeja utilizar o vidro para fazer tela de TV, não é possível utilizar este mesmo vidro para fazer display de celulares.
O custo de oportunidade é sempre levado em consideração quando há tomada de decisão para produzir ou investir. Isso se dá pois os recursos são finitos, inclusive o tempo, que não deixa de ser um recurso. Qualquer produção demanda tempo e recursos, os quais poderiam ser empregados em outras tarefas.
Qualquer material empregado na produção de algo ou realização de serviços terá seu custo de oportunidade levado em consideração, seja de forma racional ou irracional.
Veja, a economia é lastreada em uma gama de conhecimentos que juntos formam os preços, se cada pessoa tivesse de pensar sobre tudo antes de produzir algo ou executar algum serviço a humanidade estaria estagnada.
Portanto, a aplicação e utilização destes recursos devem ser analisados sob a melhor alocação possível, com a finalidade de evitar desperdícios e má destinação.
Excelente reflexão. Já pensou que legal se pudéssemos deixar uma curtida pelo seu trabalho.
Estou gostando muito do seu compartilhamento.
Parabéns