Mesmo que estes dois sistemas juntos já tenham matado milhões e milhões de pessoas, ultrapassando o número absurdo de 90 milhões de pessoas, ainda há quem os defenda.
A argumentação é sempre a mesma, baseada na desvirtualização do sistema, e que, portanto, as mortes causadas não podem ser creditadas aos sistemas socialista e comunista.
Ainda que fosse relevada uma suposta desvirtualização do sistema, é necessário ter em pauta o seguinte: Porque toda a tentativa de implantar o socialismo ou o comunismo nunca é a tentativa real?; Não seria coincidência que todos os países que adotaram estes sistemas possuam todos os problemas sociais comuns agravados, principalmente a fome?; Qual a razão destes sistemas terem sucumbido a vontade de ditadores e partidos em todas as tentativas?
- Este questionamento ficará em aberto no presente artigo, a título de informação e forma de instigar aqueles que querem as respostas ou ficaram com uma pequena dúvida quanto a crenças antigas.
Socialismo e comunismo são diferentes?
A resposta prática é sim e não, ao mesmo tempo. Para facilitar o entendimento passa-se aos pormenores após uma resposta tão simples.
Do ponto de vista econômico, no que toca a capacidade funcional, ambos são iguais. Estão fadados ao fracasso. A tentativa de impor uma sociedade onde todos são iguais é avessa a natureza humana.
Quanto ao ponto de vista prático, real. Há uma diferença na forma. O socialismo, essencialmente, é ditatorial.
- As próprias cartilhas socialistas impõem que todos os meios de produção passem para as mãos do Estado. Se isso não for uma atitude ditatorial, nenhuma outra ação o será, pois que retirar bens de outras pessoas forçosamente é, sem sombra de dúvidas, uma medida ditatorial.
Já o comunismo é uma forma anárquica de sociedade, na qual ninguém controla ninguém. Todos são livres e donos de tudo, ou seja, as pessoas viveriam todas em plena igualdade sem que ninguém precisasse forçá-las a tanto.
Ainda, está um pouco confuso, não é? Vamos destrinchar mais ainda os sistemas.
Segundo Karl Marx, o socialismo é o antecessor do comunismo. Portanto, o socialismo seria uma forma de o Estado educar as pessoas e prepará-las para o comunismo.
Por esta razão, é que pode-se dizer que ambos os sistemas são iguais.
Agora, passa-se a uma definição de cada um individualmente.
- Deixo aqui uma lista dos partidos que possuem diretamente menção ao socialismo ou comunismo em suas constituições partidárias: https://sabervirtuoso.com.br/tanto-o-socialismo-quanto-o-comunismo-nao-estao-mortos-e-representam-um-perigo/
Socialismo
Na teoria, o socialismo é uma evolução natural do capitalismo, que acontecerá devido a decadência do capitalismo.
A partir da falha sistêmica do capitalismo, o Estado toma para sai responsabilidade de gerenciar a economia e a sociedade, buscando corrigir as falhas e implementar as devidas melhorias sociais objetivando por uma sociedade igualitária.
Para atingir os objetivos as seguintes medidas são necessárias:
1 – Abolição da propriedade privada;
2 – Expropriação de riquezas;
3 – Estatização de toda economia;
4 – Dirigismo econômico e social;
5 – Prisão ou execução de opositores.
Comunismo
Após a imposição do socialismo, e do entendimento da sociedade sobre as benesses de um sistema comunitário, o próximo passo seria o comunismo.
Em tese, o que difere o comunismo do socialismo é:
1 – A falta de um ditador, já que no comunismo as pessoas teriam aprendido a viver em igualdade;
2 – A ausência de Estados. O comunismo é anárquico, portanto, para que seja implementado, é necessário que todo o mundo venha a aderir a este sistema.
3 – Não há nenhum tipo de propriedade, tão pouco a Estatal (que ainda existe no socialismo). Tudo pertence a todos.
Pode-se definir, o comunismo, então, como: A utopia em que todas as pessoas aceitam não ter nada, ao mesmo tempo que tudo é de todos, devendo trabalhar e viver em prol do bem da sociedade.
Conclusão
É nítido que existe uma diferença, porém o objetivo buscado é o mesmo.
E, também, vale ressaltar que nem todo o país socialista irá caminhar para o comunismo. Apesar de Karl Marx ter dito que o socialismo leva ao comunismo nada garante que aqueles que tomarem o poder um dia o deixarão.
Para acreditar nestes sistemas e nas peripécias falaciosas é necessária muita masturbação mental, buscando alterar os princípios básicos do ser humano.
A priori, o socialismo busca modificar o ser humano, transformando-o em um mero robô do sistema, onde qualquer vontade que não seja a do sistema e fique fora dos padrões, será reprimida diretamente pelo Estado, até chegar o ponto da apatia.
O objetivo é quebrar a vontade e a natureza humana e, assim, passar a um sistema de liberdade falsa e igualdade. Onde a ganância humana não será um empecilho para a vida mecânica.
Por fim, aquele que se sujeita a tal ideologia ou sofre lavagem cerebral, ou é um canalha, ou acredita que saiba o que é melhor para tudo e para todos. Nada impede o acúmulo destes três.