O que é o Nostr?
O Nostr é uma rede social descentralizada e que não possui servidores centrais (data centers) como as demais redes sociais. Sendo assim, ela oferece uma resistência muito maior à censura de conteúdo e bloqueio de perfis, que infelizmente estão cada vez mais em voga.
De maneira simplificada, o Nostr permite que os próprios usuários utilizem servidores (relays) descentralizados que eles mesmos podem criar. Isso faz com que não exista um ponto único de falha (single point failure) que possa comprometer toda a rede, se for comprometido.
1) Aplicativos
Diferentemente das demais redes sociais, você pode acessar o Nostr através de diversos aplicativos e de acordo com o sistema operacional (IoS ou Android) e dispositivo (celular, tablet ou PC). Esses aplicativos são os clientes da rede Nostr. Cada um tem uma interface diferente, mas são semelhantes em relação às suas funcionalidades básicas. Dentre alguns que já testei:
- a) iPhone: Damus e Nostur à Ambos são muito parecidos, mas tive mais afinidade com o Nostur;
- b) Web: noStrudel e Snort à Tive mais familiaridade com o Snort, além de ter encontrado mais publicações de brasileiros.
- c) Android: Não cheguei a testar, mas vi boas recomendações do Amethyst.
2) Gerando as chaves pública e privada
O rito inicial de criação de nova conta é muito parecido ao das redes sociais que já utilizamos (criar conta, inserir dados etc.), com a única diferença de que, ao final do processo, você receberá duas chaves:
- a) Chave pública (inicia com “npub”) à É a sequência de caracteres que utilizaremos para acessar nossa conta em modo “somente leitura” e divulgar para que outros usuários possam nos seguir. (Uma chave pública funciona como nosso endereço residencial, e-mail, agência e conta bancária etc. É uma informação que outras pessoas podem ter acesso.)
- b) Chave privada (inicia com “nsec”) à Essa é a sequência de caracteres que utilizaremos para acessar nossa conta com todas as funcionalidades (escrever nossos posts, seguir usuários, comentar, repostar etc). Exemplos de chaves privadas são as nossas senhas diversas e até as nossas chaves de casa. Sendo assim, sua chave privada não deve ser divulgada!
Recomendações:
- Guarde sua chave privada em local seguro e que só você tenha acesso;
- Evite inserir sua chave privada em vários apps. O ideal seria utilizar extensões no navegador (como o Alby), para poder acessar de modo seguro (ainda não consegui testá-los);
- Assim como nas carteiras de bitcoin, no Nostr não existe a possibilidade de “recuperar senha”. Se você perder sua chave privada, você não poderá mais acessar a sua conta. (Infelizmente esse é o preço que precisaremos pagar para continuar utilizando redes sociais de maneira livre.)
3) Utilizando a rede
O Nostr possui uma interface muito parecida com o X. Nele é possível seguir e enviar mensagens a outros usuários, repostar e reagir a conteúdos diversos. Pelo o que percebi, a maioria das discussões estão relacionadas ao Bitcoin e descentralização como um todo. Vale lembrar que o Nostr está diretamente conectado à rede Lightning Networt, a 2ª camada do Bitcoin.
Como o Nostr não possui servidores centralizados, é muito improvável que perfis sejam derrubados por ordem judicial. Para aqueles que preferirem, a rede também garante um “pseudoanonimato”, isto é, uma privacidade muito maior do que as redes sociais convencionais, uma vez que não é necessário inserir dados pessoais para cadastro.
4) Endereço de Lightning Network
Um diferencial é a possibilidade de conectar uma carteira tipo Lightning Network para enviar e receber satoshis (frações de bitcoin). Essa conexão de uma rede social com uma carteira de bitcoins permite que criadores de conteúdo possam monetizar seu trabalho a partir de doações dos espectadores em satoshis (sats). Para conectar sua wallet, vá em “configurações” e selecione a carteira desejada (recomendo a BlueWallet ou Wallet of Satoshi).
Após copiar o endereço de sua carteira Lightning, ele ficará disponível em seu perfil, ao lado do “raio”. No perfil também irá constar a sua chave pública (npub), que você poderá compartilhar para que as pessoas localizem seu perfil.
5) Conclusão
Esse foi um guia rápido e sem muito aprofundamento nas demais ferramentas, sendo o foco principal apenas apresentar o Nostr e seus diferenciais. Assim como nas demais redes sociais, acredito que só iremos nos familiarizar 100% quando já estivermos utilizando-o por algumas semanas. Confesso que em poucos dias, me deparei com bastantes conteúdos interessantes e com usuários que me ajudaram a melhor compreender o sistema.
Me siga no Nostr para mantermos contato e compartilhar informações:
npub12ftt7yv2y4dmprr3waevjly4kafy2wcqazzrk5x6hllzpm4e9t0qhnr05l
caiquenobre