As criptomoedas estão cada vez mais populares e presentes na vida das pessoas, algo dessa importância, com certeza, sofreria algum efeito com um evento de tal magnitude como a guerra.
– Mas será que o valor das criptomoedas foi afetado pela guerra? Não é bem o que parece.
Levarei em consideração as duas moedas mais fortes atualmente, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), tendo em vista que várias outras criptomoedas seguem os padrões destas duas.
A queda teve início antes da guerra. Em meados de novembro foi a última alta registrada, após esse período vem caindo constantemente com o menor valor exatamente um mês antes do início da guerra, no dia 24 de janeiro.
Em 24 de fevereiro, dia do início do conflito, houve uma forte queda nas primeiras horas do dia, porém com fechamento positivo ao término do dia, sendo inclusive, superior a o do dia 24 de janeiro.
- Gráfico diário do BTC, as flechas representam as 3 datas levantadas no texto: a primeira vem de meados de novembro (10), a segunda marca o fundo do dia 24 de janeiro e a terceira o dia em que teve início a guerra, dia 24 de fevereiro.
- Gráfico diário do ETH, as flechas representam as 3 datas levantadas no texto: a primeira vem de meados de novembro (10), a segunda marca o fundo do dia 24 de janeiro e a terceira o dia em que teve início a guerra, dia 24 de fevereiro.
Tão logo deu-se o estopim da guerra várias pessoas ao redor do mundo começaram a enviar ajuda a Ucrânia, por meio de criptomoedas. A importância foi tanta que o governo ucraniano aprovou, em caráter de urgência, uma lei que legaliza a utilização de criptomoedas no país. Este pode ser um fator importante da estabilização no valor das criptomoedas.
Já a opinião dos especialistas é diversificada. Alguns acreditam que a guerra não causou grandes volatilidades, outros dizem que as criptomoedas falharam em conseguir ser um descentralizador monetário, pois que com o aumento das tensões houve uma fuga de valores contido em criptomoedas para o ouro, sendo este considerado mais seguro.
Existe, também, o posicionamento de que as criptomoedas estão fazendo valer seu papel, tendo em vista que o povo da Ucrânia e, até mesmo, da Rússia, com a desvalorização de suas moedas, migraram para os criptoativos.
E, não menos importante, aqueles que dizem que não houve afetação nenhuma, que toda a volatilidade é apenas a forma normal de atuação dos preços quando se trata de criptomoedas.
De qualquer forma, uma coisa é certa, as criptomoedas demonstraram que são capazes de coisas que o dinheiro não é. Em meio aos empecilhos criados pela guerra, ter a possibilidade de ajudar pessoas do outro lado do mundo em tempo real é algo que, com certeza, fará diferença daqui para frente.
Fontes:
https://www.reuters.com/technology/cryptocurrencies-time-war-2022-03-04/