O Brasil é responsável por 35% da produção mundial de café. Infelizmente 2021 foi um ano terrível para os cafeicultores. O problema foi causado pelas condições climáticas, seca e geada.
Para o café a produção se dá de forma bianual, sendo um ano “bom” e outro “ruim”, contudo isso já é uma situação precificada pelo mercado, trata-se da natureza do grão.
Entretanto, o ano de 2021 foi atípico. O que prejudicou não só o fruto do café, mas também a própria arvore. O tamanho da quebra de safra foi tão grande, que foi a menor safra de café dos últimos 20 anos. Ainda, se não bastasse, o consumo mundial de café vem aumentando, chegando a incríveis duas bilhões de xícaras diárias.
Para piorar, a estabilização da oferta pode demorar um pouco mais do que o esperado, tendo em vista que um pé de café demora até 5 anos para atingir a capacidade produtiva máxima.
Uma boa notícia é que a produção de café este ano pode ajudar segurar o aumento de preços, porém não irá evitá-los, motivados pela falta de estoque de café no mundo, decorrente da quebra de safra anterior.
Notícias relacionadas:
https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/4275-novo-levantamento-da-safra-de-cafe-nacional-estima-producao-de-quase-47-milhoes-de-sacas
https://fortune.com/2021/12/08/coffee-prices-10-year-high-inflation/
Café pode ter maior preço em mais de 25 anos com problemas na produção